O lado mau da justiça

Conheça os personagens que fazem parte do controverso Esquadrão Suicida

Um grupo de vilões não é lá muito popular. Talvez por isso, ao longo dos anos, muitos personagens tenham passado pelo Esquadrão Suicida, que vive em constante mudança nos quadrinhos. A equipe apresentada no filme de David Ayer é basicamente o time dos gibis da década de 1980, quando a oficial do governo americano Amanda Waller assumiu o comando do grupo, acrescido por personagens surgidos ou retomados depois. Caso da bela Arlequina, lançada pela DC Comics em 1992, e de muitos vilões em atividade em Os Novos 52, a série que, a partir de 2011, reiniciou todo o universo DC.

Arlequina

Arlequina

Margot Robbie

A vilã surgiu nos quadrinhos em 1992. A beldade era estagiária de psiquiatria no Arkham, o hospício de Gotham, onde conheceu o Coringa, por quem se apaixonou perdidamente. Ela ajudou o palhaço a escapar e, ao ser descoberta, se transformou em paciente do sanatório. Após fugir e reencontrar o amado, Arlequina se assume maníaca, passa a se maquiar como o alucinado Coringa e se torna a sua assistente.

Amanda Waller

Amanda Waller

Viola Davis

A arrogante, poderosa e destemida Amanda Waller trabalha em um núcleo secreto do governo. É ela quem contata os vilões e passa a eles as missões que têm que cumprir. Nas histórias em quadrinhos, a personagem é considerada uma anti-heroína, pois, embora aja como aliada dos heróis da DC algumas vezes, em muitas outras ocasiões tem ações dignas de antagonista. Nunca se sabe de qual lado realmente está.

Coringa

Coringa

Jared Leto

O vilão mais popular da DC Comics nunca fez parte do Esquadrão Suicida nos quadrinhos. O grande inimigo do Batman é conhecido por sua personalidade doentia, além do senso de humor negro, a psicopatia e a paixão pela anarquia. Depois das já clássicas atuações de Jack Nicholson e Heath Ledger — que ganhou um Oscar póstumo pelo papel —, será a vez do roqueiro Jared Leto dar vida ao palhaço maníaco.

Pistoleiro

Pistoleiro

Will Smith

O vilão apareceu pela primeira vez em 1950, em uma HQ do Batman, a quem tentou matar. Considerado um dos melhores atiradores do mundo, o mercenário se chama Floyd Lawton. Uma de suas características mais marcantes é não ter qualquer medo da morte. Nos quadrinhos, possui um olho cibernético que o ajuda a mirar no alvo. A sua única fraqueza é a filha Zoe, usada por Amanda Waller para manipulá-lo.

Magia

Magia

Cara Delevingne

June Moone, real nome da feiticeira, surge em 1966. Convidada de uma festa a fantasia em um castelo, lá se depara com um ser mágico que lhe dá poderes para combater uma presença maligna. June inicia carreira no lado do bem, mas sai da linha quando a forte personalidade de Magia, que vem com os superpoderes, se impõe. Magia não é brinquedo, não: é capaz de curar, atravessar paredes e se teletransportar.

Rick Flag Jr.

Rick Flag Jr.

Joel Kinnaman

Rick Flag Jr. é um soldado de elite e, junto com Amanda Waller, monitora o esquadrão de vilões. Nos quadrinhos, seu pai foi o primeiro comandante do grupo durante a Segunda Guerra Mundial. Ele odeia a grande maioria dos companheiros de equipe, mas aceita o trabalho sujo, pois possui uma séria lealdade à oficial Amanda Waller. No filme, Rick Flag Jr. desenvolve um relacionamento amoroso com Magia.

Capitão Bumerangue

Capitão Bumerangue

Jai Courtney

O vilão australiano apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 1960, como um dos inimigos do veloz Flash. Ele era um garoto pobre que aprendeu a criar e usar bumerangues com maestria, até passar a usar a sua habilidade para o mal. Sua mira é impecável. Entre os leitores de HQ, Capitão Bumerangue também é conhecido por sua personalidade debochada, uma profícua fonte de frases pejorativas e racistas.

Katana

Katana

Karen Fukuhara

Tatsuo Yamashiro estreou nas HQs em 1983. A jovem despertou o amor de dois irmãos e, ao escolher um, revoltou o outro, que entrou para a máfia japonesa e usou uma espada mágica, a Soultaker (“a que leva almas”, em tradução literal), para assassinar seu irmão e sobrinhos. Tatsu aprendeu artes marciais e enfrentou o cunhado, de quem tomou a espada, se tornando Katana. No grupo, é assistente de Rick Flag.

Crocodilo

Crocodilo

Adewale Akinnuoye-Agbaje

Um dos mais frequentes rivais do Batman nas HQs. Um desvio genético fez com que ele nascesse com DNA similar ao de um réptil, o que lhe deu uma aparência asquerosa, com a pele grossa. Com o nome verdadeiro de Waylon Jones, ele foi abandonado em um deserto quando criança pelo pai, que não conseguia lidar com sua aparência, e cresceu no mundo do crime. Ele tem força, agilidade e velocidade sobre-humanas.

El Diablo

El Diablo

Jay Hernandez

El Diablo já foi codinome de diversos personagens nos quadrinhos. No filme, o título ficou com Chato Santana, que foi alvejado pela polícia e, no hospital, entrou em contato com Lazarus Lane, El Diablo original. Lazarus, que estava quase morrendo, transferiu seus poderes de manipular o fogo para Chato. Inimigo recorrente da Liga da Justiça, o vilão possui um temperamento explosivo e violento.

Amarra ou Slipknot

Amarra ou Slipknot

Adam Beach

Christopher Weiss era um simples funcionário de uma empresa do setor químico que desenvolvia cordas especiais, mais resistentes, elásticas e duráveis, e aprendeu a lutar muito bem com elas. Recrutado para matar um super-herói, Nuclear (chamado também de Tempestade em algumas edições de HQs no Brasil), acaba na cadeia. Preso, atrai a atenção do Esquadrão Suicida e é convidado a entrar no grupo.

Edição: Maria Carolina Maia
Reportagem: Raquel Carneiro e Rafael Aloi
Fotos e vídeo: Divulgação
Design e programação: Alexandre Hoshino, André Fuentes e Sidclei Sobral