George Herbert Walker Bush nasceu na cidade de Milton, em Massachusetts, Estados Unidos. Seu pai, Prescott Sheldon Bush, era banqueiro de Wall Street e foi senador pelo Estado de Connecticut até 1963.
Depois do ataque a Pearl Harbor, em 1941, Bush adiou sua ida para a faculdade e alistou-se na Marinha no seu aniversário de 18 anos. Tornou-se o mais novo piloto da Marinha até aquele momento. Participou de 58 missões de combate e, durante um voo sobre o Oceano Pacífico, sua aeronave foi atingida pelas forças japonesas. Bush foi resgatado por um submarino americano. Ficou na Marinha até o fim da guerra, quando ingressou na Universidade Yale.
Bush passou a se dedicar aos estudos. Em janeiro de 1945, casou-se com Barbara Pierce, com quem teve seis filhos - George, Robin (que morreu ainda criança), John (conhecido como Jeb), Neil, Marvin e Dorothy.
Seguindo os passos de seu pai, Bush iniciou sua vida política começou em 1963, quando foi eleito presidente do Partido Republicano do Condado de Harris. No ano seguinte, concorreu ao Senado pelo Estado do Texas, mas perdeu para o democrata Ralph W. Yarborough.
Em 1966, Bush foi eleito deputado da Câmara dos Representantes pelo 7º Distrito do Texas. Durante seu mandato, votou a favor da Lei dos Direitos Civis e apoiou as polícias do então presidente Richard Nixon na guerra do Vietnã. Em 1970, concorreu mais uma vez ao Senado. Mas perdeu de novo.
Bush foi nomeado embaixador dos EUA na ONU pelo então presidente Nixon. Foi ainda líder do Comitê Nacional Republicano durante o escândalo de Watergate e enviado dos Estados Unidos à China.
Ao retornar a Washington, Bush foi nomeado pelo então presidente Gerald Ford como diretor da CIA, substituindo William Colby. Na época, a CIA estava descredibilizada por acusações de ter cometido ilegalidades feitas, entre outros, pela Igreja.
Em 1980, Bush iniciou campanha como pre-candidato republicano à Presidência dos EUA, mas não venceu. Foi escolhido como vice-presidente de Ronald Reagan, que assumiu a Casa Branca no ano seguinte. Em 1985, Reagan reelegeu-se, e Bush permaneceu na vice-presidência por mais quatro anos.
Antes de deixar a vice-presidência, Bush iniciou sua campanha para a Casa Branca. Famoso por seu slogan, "leia meus lábios: sem novos impostos", ele foi eleito e se tornou o 41º presidente americano, assumindo o cargo em janeiro de 1989.
Em agosto de 1990, o Iraque, comandado por Saddam Hussein, invadiu o Kuwait para anexar o território rico em petróleo. Bush liderou a coalizão internacional patrocinada pela ONU para responder militarmente ao ataque. Ao final de sete meses de combates, as forças de Hussein deixaram o país. A guerra causou 150 mil mortes.
Apenas dois anos após a queda do Muro de Berlim, em 1989, a União Soviética anunciou oficialmente sua dissolução. Em julho de 1991, Bush se reuniu com o então líder russo Mikhail Gorbachev para assinar o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START I, na sigla em inglês).
Iniciadas durante o governo de Reagan, as negociações do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) foram concluídas no último ano do governo de Bush. O bloco econômico é formado pelos EUA, Canadá e México.
Bush concorreu à reeleição, mas perdeu para o candidato democrata, Bill Clinton. A reputação do republicano estava muito afetada no final do seu governo. Em 1990, ele quebrara sua promessa de campanha e aumentara os impostos.
Hospitalizado às pressas, Bush descobriu que sofria uma doença cardiovascular. O diagnóstico oficial veio depois: parkinsonismo vascular, uma doença semelhante ao Parkinson que, desde 2012, obrigava o ex-presidente a se locomover em cadeira de rodas.
George W. Bush, seu filho mais velho, foi empossado como presidente dos Estados Unidos em janeiro de 2001 e reeleito em 2004. Antes conhecido apenas como George Bush ou presidente Bush, passou a ser chamado de "George H.W. Bush" ou "Bush pai" no Brasil.
Ex-governador da Florida, Jeb Bush anunciou sua pré-campanha para a Presidência, pelo Partido Republicano. Mas, com fracos resultados nas pesquisas e nas primeiras prévias do partido, suspendeu sua campanha.