SEU FILHO TEM DEPRESSÃO?

Com a consultoria do psiquiatra de crianças e adolescentes Guilherme Polanczyk, VEJA adaptou o teste Patient Health Questionnaire (PHQ), que indica se é preciso procurar a ajuda de um especialista diante de determinados sintomas suspeitos. Ele não vale como diagnóstico, mas serve como orientação para os pais de adolescentes com idade a partir de 12 anos

ETAPA 1

NAS DUAS ÚLTIMAS SEMANAS, COM QUE FREQUÊNCIA SEU FILHO:

1)sentiu pouco interesse ou perdeu o prazer em fazer coisas de que ele gostava, como encontrar os amigos, praticar esportes ou viajar?
2)pareceu mais irritado ou desanimado, para baixo, sem esperança ou perspectiva — por exemplo, chorando com facilidade, dizendo que as coisas não dão certo para ele e que não tem jeito de melhorar?

Importante
A escolha das alternativas A ou B na primeira etapa do teste são indicativo de que seu filho muito provavelmente não sofre de depressão.

ETAPA 2

3)ficou acordado até muito tarde, despertou várias vezes durante a noite ou dormiu demais, passando da hora em que costumava se levantar?
4)esteve exageradamente cansado, com pouca energia para cumprir compromissos como a escola e as atividades extracurriculares?
5)mudou os hábitos alimentares — ou deixou de se alimentar ou está comendo demais?
6)teve conversas pessimistas, dizendo que se acha um fracasso e que sente ter decepcionado a família?
7)teve dificuldade para se concentrar nas lições de casa ou até mesmo em filmes ou conversas?
8)movimentou-se e falou lentamente, a ponto de ser alertado por outras pessoas? Ou o contrário — esteve muito inquieto ou nervoso, movimentando-se muito mais do que de costume?
9)mencionou pensamentos de se ferir de alguma maneira ou disse, mesmo que indiretamente, que seria melhor estar morto?

ETAPA 3

SE VOCÊ COMPLETOU A ETAPA 1 E A ETAPA 2, RESPONDA À SEGUINTE PERGUNTA:

10)como você avalia o grau de comprometimento dessa situação na vida de seu filho, impedindo-o de realizar tarefas escolares, domésticas ou de interagir com outras pessoas?

RESULTADOS

Some os pontos para verificar em qual perfil seu filho se encaixa

5 a 9 pontos

■ OBSERVE

As emoções estão afloradas, e seu filho pode estar mais sensível nos últimos dias. Converse com ele. É preciso observá-lo e procurar ajuda se os comportamentos piorarem


10 a 14 pontos

■ AvaliaÇÃO NECESSÁRIA

As respostas podem ser um indício de depressão leve. Nesse caso, é essencial submeter seu filho a uma avaliação médica. A indicação de tratamento pode ser desde psicoterapia até o uso de antidepressivos, a depender da situação


Mais de 15 pontos

■ PROCURE UM ESPECIALISTA

Os resultados sugerem que seu filho pode se enquadrar no diagnóstico de depressão moderada ou grave. A avaliação de um especialista é recomendada e o uso de medicamentos poderá ser indicado se os resultados forem confirmados