APRESENTADO POR SANTANDER

O Rio que você precisa conhecer

O Museu do Amanhã é parte de um esforço de revitalização do centro da cidade. Conheça outras atrações e onde se hospedar e comer na região

Praça Mauá, centro do Rio de Janeiro: região abriga atrações como museus, igreja e até o berço do samba (Hans von Manteuffel/Pulsar Imagens)

Novo ícone da revitalização da região portuária do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã se dedica a explorar, pensar e projetar os amanhãs possíveis. O museu examina o passado, apresenta tendências do presente e explora cenários para os próximos 50 anos, baseados na sustentabilidade e na convivência. Instalado no centro do Rio, na região do Porto Maravilha, o museu coloca o carioca novamente em contato direto com a Baía de Guanabara.

Conheça aqui outras atrações e onde se hospedar e comer nos arredores do museu.

Região portuária carioca: mapa de atrações, hospedagem e restaurantes locais (Evandro Bertol)

Na vizinhança

Igreja da Candelária e Mosteiro de São Bento_ Dois dos mais importantes templos católicos do Rio estão próximos do Museu do Amanhã. A Candelária é conhecida como palco de um imponente comício pelas Diretas Já, realizado em 1984. Fundado em 1590, o Mosteiro de São Bento tornou-se um grande centro de arte barroca brasileira.

Bairro da Gamboa_ Um dos berços do samba, é o local onde foi erguida, no final do século 19, a primeira favela, na encosta do Morro da Providência. Também ficam ali o Cemitério dos Ingleses, a Fortaleza da Conceição e os Galpões da Gamboa, um espaço restaurado, usado para eventos culturais.

Museu de Arte do Rio (MAR)_ Um dos mais novos museus da cidade, o MAR foi inaugurado em 2013. Tem acervo de 3000 peças e mantém, desde a inauguração, um centro educativo, a Escola do Olhar.

Onde se hospedar

Windsor Guanabara Hotel (Avenida Presidente Vargas, 392). Fica no meio do caminho entre o Aeroporto Santos Dumont e o museu. A vista para a Baía de Guanabara é o diferencial.

Hotel Ibis Centro (Rua Silva Jardim, 32). Localiza-se nos arredores da Lapa e de Santa Teresa, com acesso fácil, por ônibus e metrô, para o museu, o Maracanã, o Corcovado e o Sambódromo.

Hotel Atlântico Business Centro (Rua Senador Dantas, 25). Acesso rápido para o museu e para os Arcos da Lapa, a Cinelândia e o Teatro Municipal. O metrô fica a poucos metros.

Prodigy Hotel Santos Dumont (Avenida Almirante Silvio de Noronha, 365). Boa opção para quem chega ao Rio de avião. Está perto da Baía de Guanabara e da Marina da Glória.

Onde comer

Eça (Avenida Rio Branco, 128). Mantém adega própria e privilegia a cozinha internacional.

Brasserie Brasil (Rua 1º de Março, 66). Oferece pratos da culinária francesa.

Enoteca Uno (Avenida Rio Branco, 1, 10º andar). Pratos italianos em ambiente com bela vista para a Baía de Guanabara.

Da Silva (Avenida Graça Aranha, 187, 4º andar). Filial do restaurante de comida portuguesa de Botafogo, tem adega com espaço para degustação.

Destaque: clientes Santander Van Gogh e Santander Select têm 20% de desconto, com o Santander Esfera, em dezenas de estabelecimentos cariocas, incluindo:

Albamar (Praça Marechal Âncora, 184). Referência para peixes e frutos do mar, com vista exuberante para a Ilha Fiscal.

Intihuasi (Rua Barão do Flamengo, 35, loja D). Especializado na emergente culinária peruana, com pratos de diferentes regiões do país.

Como chegar ao Museu do Amanhã

Endereço_ Praça Mauá, 1, Centro.

Barca_ Boa opção para o visitante que vem de Niterói, da Ilha do Governador e de Paquetá. A barca chega até a Praça XV, que fica a 20 minutos a pé do museu. Mas também é possível cumprir a distância usando uma das mais de 20 linhas que levam até a Praça Mauá.

Bicicleta_ Os bicicletários da Praça Mauá oferecem 120 vagas.

Ônibus_ As opções são muitas. Consulte o site Vá de Ônibus (www.vadeonibus.com.br) para escolher a melhor.

Trem_ Basta seguir até a Central do Brasil. Dali, caminhar 15 minutos ou procurar pelo ônibus linha 225.

Metrô_ A partir da estação Uruguaiana, é possível seguir a pé. São duas as formas: atravessar a Avenida Presidente Vargas e seguir pela Rua Acre ou seguir pela Avenida Presidente Vargas no sentido da Igreja da Candelária e virar à esquerda na Avenida Rio Branco.

Avião_ O aeroporto mais próximo do museu é o Santos Dumont, que fica a 15 quilômetros de distância.

Táxi_ Com ampla frota na cidade é interessante opção para quem quer evitar caminhadas a pé.

Carro_ Não é aconselhável, pois não existe estacionamento no museu.

Destaque: cliente Santander tem direito a 50% de desconto no ingresso do Museu do Amanhã, além de 10% de desconto na compra de produtos da loja do museu.

Serviço

O Museu do Amanhã funciona das 10h às 18h, de terça-feira a domingo. A bilheteria fecha às 17h e as filas são encerradas com a antecedência necessária para garantir que todos possam entrar até o horário de fechamento.

Além da Exposição Principal, a programação do semestre inclui:

De 26/4 até 30/10_ Santos Dumont – O Poeta Voador. Com curadoria de Gringo Cardia, a mostra acompanha a criação e o desenvolvimento dos aviões de Santos Dumont, desde o 14 Bis (cujo primeiro voo completa 110 anos em 2016) até o Demoiselle. A exposição revela o lado inventivo e inovador de Dumont.

Visitas mediadas_A visita “Trilhar os Amanhãs” apresenta a conceituação e os cinco grandes módulos da Exposição Principal – Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós (aos sábados e domingos, às 10h e às 14h, com duração de uma hora).

A programação completa do Museu do Amanhã está disponível no site: www.museudoamanha.org.br

Destaque: o Santander é patrocinador máster do Museu do Amanhã, um dos museus mais inovadores da América Latina.

Conteúdo produzido pelo Estúdio ABC - Abril Branded Content.