84 anos em 120 minutos

Viaje no tempo em uma narração lance a lance dos principais momentos das finais das Copas, de 1930 a 2014. Neste domingo, essa história vai ganhar um novo capítulo

Por Ricardo Helcias (texto), André Fuentes e Alexandre Hoshino (design e programação)

França e Croácia se enfrentam neste domingo para escrever um novo capítulo – o 21º – na história dos Mundiais. Em um aquecimento para o jogo, VEJA compilou os principais momentos das outras vinte decisões de Copa do Mundo em uma grande "final das finais".

A narrativa segue a ordem do cronômetro das decisões, em uma viagem no tempo que comprime 84 anos – de 1930 a 2014 – em 120 minutos de futebol. O resultado é o relato lance a lance de uma "partida" com 71 gols e a presença de craques como Pelé, Beckenbauer, Cruyff, Maradona e Zidane. O sonho de qualquer apaixonado pelo esporte.

O formato revela curiosidades saborosas. Por exemplo: no mesmo momento do jogo em que o uruguaio Ghiggia marcava em 1950 o gol da virada no Maracanazo, Ronaldo sacramentava o penta em 2002. Outra: em um intervalo de apenas três minutos (66, 67 e 68), a seleção balançou a rede em todas as finais que ganhou (1958, 1962, 1970 e 2002) – com exceção de 1994, que terminou em zero a zero.

No especial, VEJA seguiu o padrão usado pela Fifa, que considera o tempo corrido da partida, indo de 1 a 90 minutos (ou 120 no caso de prorrogação). Ou seja, se um cartão vermelho foi dado no minuto 60, quer dizer que a expulsão aconteceu aos 15 do segundo tempo. Conhecidas as regras, é hora de a bola rolar.

Fonte: FIFA e Revista PLACAR

PRÉ-JOGO
1930
URU
ARG

O DONO DA BOLA

Impasse antes da decisão no Estádio Centenário. Uruguai e Argentina não concordam sobre qual bola deve ser usada – cada equipe quer utilizar a sua. O árbitro intervém e fica decidido que a pelota "argentina" vai a campo no primeiro tempo e a "uruguaia", no segundo.

(Crédito: Keystone/Getty Images)
1934
ITA
CHE

FUTEBOL E POLÍTICA

O ditador Benito Mussolini comparece às tribunas e é saudado aos gritos de “Duce”. O Partido Nacional Fascista distribuiu muitos ingressos aos militantes da legenda para a final. Antes do início do jogo, os atletas italianos (e o árbitro sueco Ivan Eklind) fazem a saudação fascista para o governante.

(Crédito: Keystone/Hulton Archive/Getty Images)
1950
BRA
URU

LOTADO!

O recém-inaugurado Maracanã está abarrotado para assistir à partida que pode dar ao Brasil o seu primeiro título mundial. O público oficial registrado nas catracas é de 173 mil torcedores, mas ninguém duvida que mais de 200 mil pessoas estejam aqui hoje.

(Crédito: Dedoc)
1954
ALE
HUN

REVANCHE OU MAIS HUMILHAÇÃO?

É a segunda vez que Hungria e Alemanha se encontram nesta edição do Mundial. No primeiro duelo, pela fase de grupos, os germânicos escalaram alguns reservas e levaram uma goleada de 8 a 3. Os húngaros também tiveram o que lamentar: uma entrada do zagueiro Liebrich machucou o tornozelo do craque Puskas, que ficou fora o resto da Copa e só volta agora.

1970
BRA
ITA

PARA SEMPRE

A final no Estádio Azteca tem um ingrediente a mais. O vencedor receberá a posse definitiva da taça Jules Rimet. Ainda antes da primeira Copa foi decidido que o país que vencesse o Mundial por três vezes seria o detentor do troféu. Brasil e Itália são bicampeões.

1990
ALE
ARG

"HIJOS DE..."

Durante a execução do hino da Argentina, a transmissão oficial flagra Maradona xingando os torcedores italianos que vaiam nas arquibancadas do Olímpico de Roma. Além de os argentinos terem eliminado os anfitriões na semifinal, o camisa 10 também é ídolo no Napoli, rival das equipes da capital. Não é preciso ser um especialista em leitura labial para saber quais as palavras disparadas pelo indignado atleta.

(Crédito: David Cannon/Getty Images)
1994
BRA
ITA

PASADENA, 40 GRAUS

Brasil e Itália vão jogar sob um forte calor no Estádio Rose Bowl. Para que o público europeu assista à decisão no horário nobre, o apito inicial será às 12h30, com o Sol do verão californiano a pino.

(Crédito: Mike Powell/Allsport)
1998
FRA
BRA

E O RONALDO?

O atacante não aparece na escalação preliminar divulgada pela CBF pouco mais de uma hora antes da final contra a França. Edmundo está no seu lugar. As primeiras informações indicam que o jogador “passou mal” na concentração. Minutos depois, porém, uma nova lista traz Ronaldo no time titular. O melhor do mundo vai para o jogo!

Começa o primeiro tempo!
1'
1974
ALE 0
0 HOL

É PÊNALTI!

A Holanda dá a saída e troca passes no meio de campo até que Cruyff dispara em uma arrancada sensacional e é derrubado dentro da área. Os alemães ainda nem tinham tocado na bola!

(Crédito: FIFA TV)
2'
1974
ALE 0
1 HOL

GOOOL DA HOLANDA!

Neeskens cobra forte no meio do gol e abre o placar. Silêncio no Estádio Olímpico de Munique.

1970
BRA 0
0 ITA

QUASE O PRIMEIRO!

A Itália assusta logo no começo! Riva recebe de Mazzola e arremata forte de fora da área. O goleiro Félix espalma para escanteio.

4'
1958
SUE 1
0 BRA

GOOOL DA SUÉCIA!

Liedholm recebe na meia-lua, passa por dois marcadores e chuta cruzado no canto de Gilmar. Depois do gol, Didi leva a bola de volta ao centro do gramado e tenta tranquilizar os jogadores brasileiros.

6'
1938
HUN 0
1 ITA

GOOOL DA ITÁLIA!

Meazza faz lançamento na diagonal, a defesa da Hungria falha e Colaussi aparece livre para completar.

1954
ALE 0
1 HUN

GOOOL DA HUNGRIA!

Kocsis arrisca, a bola bate na defesa e sobra limpa para Puskas finalizar com força. O craque húngaro retorna com gol após ficar fora das quartas e da semifinal por contusão.

2006
FRA 0
0 ITA

É PÊNALTI!

Materazzi tromba com Malouda quando o francês dominava dentro da área e o juiz marca a penalidade. Muita reclamação por parte dos italianos.

7'
2006
FRA 0
1 ITA

GOOOL DA FRANÇA!

Ousado! Zidane cobra com cavadinha e a bola toca caprichosamente o travessão antes de cair dentro do gol.

8'
1954
ALE 0
2 HUN

GOOOL DA HUNGRIA!

Que lambança dos alemães! O lateral Kohlmeyer recua mal para o goleiro Turek, que se atrapalha e não consegue segurar. Czibor aproveita a falha e toca para a meta vazia. A favorita Hungria amplia em Berna.

1938
HUN 1
1 ITA

GOOOL DA HUNGRIA!

Resposta rápida! A defesa tenta afastar uma bola levantada na área e a sobra acaba nos pés de Titkos. Mesmo sem muito ângulo, o atacante chuta forte, no alto, e vence o goleiro. Tudo igual!

9'
1958
SUE 1
1 BRA

GOOOL DO BRASIL!

Resposta rápida! Garrincha passa com facilidade pelo marcador, vai até a linha de fundo e cruza rasteiro para Vavá tocar para a rede.

10'
1958
SUE 1
1 BRA

NA TRAAAVE!

Quase a virada do Brasil! Pelé domina com uma perna, ajeita com a outra sem deixar a bola cair e solta um foguete de fora da área que explode na trave. Seria um golaço do garoto de 17 anos...

1954
ALE 1
2 HUN

GOOOL DA ALEMANHA!

Rahn recebe na esquerda e chuta cruzado em direção à grande área. O húngaro Zakárias se estica para tentar o corte, mas só consegue desviar parcialmente. Morlock, de carrinho, chega antes do goleiro e marca.

(Crédito: Allsport/Hulton/Getty Images)
12'
1930
URU 1
0 ARG

GOOOL DO URUGUAI!

Placar aberto no Centenário! O ponta Dorado recebe pela direita e finaliza forte e rasteiro. A bola passa por baixo do goleiro Botasso.

1966
ING 0
1 ALE

GOOOL DA ALEMANHA!

Placar aberto em Wembley! Held levanta na área, o inglês Wilson tenta afastar de cabeça e acaba dando de graça para Haller. O atacante domina e bate no canto. Gordon Banks cai tarde e não evita o gol.

15'
1938
HUN 1
2 ITA

GOOOL DA ITÁLIA!

Que beleza! O ataque da Itália coloca os húngaros na roda: quatro passes trocados dentro da área até a finalização no ângulo do centroavante Piola. Um lindo gol no Estádio de Colombes.

(Crédito: FIFA TV)
1962
BRA 0
1 CHE

GOOOL DA CHECOSLOVÁQUIA!

O meia Pospichal acerta um passe na medida pelo meio da defesa brasileira e o craque checo Masopust aparece em velocidade para tocar na saída do goleiro e abrir o placar.

17'
1962
BRA 1
1 CHE

GOOOL DO BRASIL!

Não durou muito a vantagem dos checos. Zagallo cobra lateral para Amarildo na esquerda e o substituto do lesionado Pelé passa fácil pelos seus dois marcadores. Quase na linha de fundo, ele surpreende e manda direto para o gol. O arqueiro Schrojf, que esperava um cruzamento, aceita.

18'
1954
ALE 2
2 HUN

GOOOL DA ALEMANHA!

A seleção alemã busca o empate em Berna! O goleiro húngaro Grosics não consegue alcançar a bola após cobrança de escanteio e Rahn aparece na segunda trave para chutar para a rede.

1966
ING 1
1 ALE

GOOOL DA INGLATERRA!

Bobby Moore levanta na área pela esquerda e Hurst surge livre para desviar de cabeça e empatar a final.

1970
BRA 1
0 ITA

GOOOL DO BRASIL!

Tostão cobra lateral na direção de Rivellino, que coloca a bola na área com um chutão para o alto. Pelé e o lateral Burgnich pulam juntos, mas a lei da gravidade parece valer só para o italiano. O camisa 10 "para no ar" e inaugura o marcador com uma cabeçada potente.

(Crédito: Mario De Biasi/Mondadori Portfolio/Getty Images)
1994
BRA 0
0 ITA

TAFFAREL!

Massaro recebe em profundidade, tira Mauro Silva do lance com um leve toque na bola e finaliza de direita já dentro da área. O arqueiro brasileiro defende sem dar rebote.

19'
2006
FRA 1
1 ITA

GOOOL DA ITÁLIA!

Pirlo cobra escanteio pela direita e Materazzi sobe muito alto para marcar de cabeça. Depois de fazer o pênalti, o zagueiro se redime com o gol de empate.

(Crédito: Michael Sohn/AP)
20'
1930
URU 1
1 ARG

GOOOL DA ARGENTINA!

Peucelle recebe dentro da área, se livra da marcação com habilidade e acerta um chute forte no canto alto do goleiro uruguaio Ballesteros. Tudo igual.

2014
ALE 0
0 ARG

PERDEU!

Kroos toca errado de cabeça para trás e joga nos pés de Higuaín. Frente a frente com o goleiro Neuer, o atacante argentino espera o quique da bola e chuta – muito torto. É só tiro de meta.

(Crédito: Nelson Almeida/AFP)
21'
1950
BRA 0
0 URU

UUUHHH!

Ademir aproveita cruzamento de Chico e finaliza de cabeça. A bola faz uma parábola e quase encobre Máspoli. Atento, o goleiro uruguaio espalma por cima do travessão.

1994
BRA 0
0 ITA

PROBLEMA PARA O BRASIL

Depois de fazer uma linda jogada pela direita, driblando dois marcadores, o lateral Jorginho sente uma lesão muscular. Sem condições de seguir no jogo, ele é substituído por Cafu.

23'
1954
ALE 2
2 HUN

PRESSÃO TOTAL!

Bola levantada na área da Alemanha, o húngaro Kocsis resvala de cabeça e Hidegkuti fuzila quase da pequena área. Turek se recupera da trapalhada no segundo gol com uma defesa dificílima à queima-roupa.

(Crédito: S&G/PA Images/Getty Images)
1986
ALE 0
1 ARG

GOOOL DA ARGENTINA!

O meia Burruchaga cobra falta pela direita e cruza na área. O goleiro alemão Schumacher sai e não acha nada, e o zagueiro Brown pula na segunda trave e marca de cabeça.

24'
1974
ALE 0
1 HOL

É PÊNALTI!

O holandês Jansen dá um carrinho imprudente dentro da área e Hölzenbein cai. O árbitro anota a penalidade para a Alemanha.

1982
ALE 0
0 ITA

É PÊNALTI!

O lateral alemão Briegel coloca o braço no peito de Conti para impedir o italiano de alcançar o lançamento de Altobelli. O árbitro brasileiro Arnaldo Cézar Coelho marca.

25'
1974
ALE 1
1 HOL

GOOOL DA ALEMANHA!

Breitner chuta forte no canto direito de Jonbloed, que fica parado no meio do gol. Jogo empatado em Munique.

1982
ALE 0
0 ITA

PERDEU!

O lateral Cabrini bate rasteiro e a bola vai para fora! O italiano perde um pênalti numa final de Copa e agora torce para que não faça falta no fim do jogo.

27'
1978
ARG 0
0 HOL

DEFENDEU!

A defesa argentina bate cabeça em cruzamento na área e a bola sobra para Rep perto da marca do pênalti. O holandês mata na coxa e dispara de direita. Fillol mostra reflexo e espalma em uma linda defesa!

2010
ESP 0
0 HOL

SÓ AMARELO?

De Jong dá uma entrada de sola no peito do espanhol Xabi Alonso. Foi quase uma voadora! O árbitro inglês Howard Webb alivia e adverte o holandês apenas com um cartão amarelo.

(Crédito: Laurence Griffiths/Getty Images)
1998
FRA 1
0 BRA

GOOOL DA FRANÇA!

Pressionado por Karembeu, Roberto Carlos tenta fazer uma embaixadinha para tirar a bola do campo de defesa brasileiro e deixa escapar para escanteio. Na cobrança, Zidane sobe na primeira trave e abre o placar de cabeça.

(Crédito: Matthew Ashton/EMPICS/Getty Images)
29'
2014
ALE 0
0 ARG

NÃO VALEU!

Agora ele fez, mas estava impedido. Lavezzi cruza da direita, Higuaín aparece à frente da defesa alemã e bate no contrapé do goleiro. O auxiliar levanta a bandeira corretamente.

31'
1998
FRA 1
0 BRA

SUSTO

Ronaldo tenta alcançar um lançamento longo e tromba feio com Barthez, que sai do gol para afastar o perigo. O brasileiro fica no chão por alguns segundos, preocupando os outros atletas. Depois de receber atendimento, ele volta para o jogo.

(Crédito: Michael Steele/EMPICS/Getty Images)
32'
1958
SUE 1
2 BRA

GOOOL DO BRASIL!

Parece replay! Garrincha dribla (de novo) pela direita, passa (de novo) pelo marcador com facilidade, cruza (de novo) para o meio e Vavá (de novo) conclui para a rede.

35'
1938
HUN 1
3 ITA

GOOOL DA ITÁLIA!

Colaussi marca mais um e amplia: ele recebe lançamento de Meazza e dispara pela esquerda, perseguido pelo húngaro Polgár. O arqueiro Szabó não sai do gol e o italiano chuta rasteiro, no canto, da risca da pequena área.

37'
1930
URU 1
2 ARG

GOOOL DA ARGENTINA!

Virada em Montevidéu! O armador Luís Monti faz um lançamento longo do meio de campo e o artilheiro Stábile corre mais do que os zagueiros para bater na saída do arqueiro e anotar o seu oitavo gol no Mundial. O capitão uruguaio Nasazzi reclama muito de impedimento, mas o árbitro valida o lance.

1970
BRA 1
1 ITA

GOOOL DA ITÁLIA!

A Itália empata na falha do Brasil! Clodoaldo tenta um passe imprudente de calcanhar no meio de campo e Boninsegna intercepta. O italiano parte em velocidade e passa por Piazza. O goleiro Félix sai da grande área para tentar abafar o lance e quase tromba com Brito, que também vinha na cobertura. O atacante dribla os dois brasileiros com um corte e bate para o gol vazio.

38'
1978
ARG 1
0 HOL

GOOOL DA ARGENTINA!

Luque toca para Kempes na meia-lua. O atacante coloca na frente, passa entre dois marcadores e, mesmo caindo, chuta por baixo do goleiro holandês.

(Crédito: Peter Robinson/EMPICS/Getty Images)
43'
1974
ALE 2
1 HOL

GOOOL DA ALEMANHA!

O meia Bonhof desce pela direita e toca para Gerd Müller. O alemão amortece a bola, mas ela acaba escapando um pouco de seu pé. Por sorte, o movimento também engana o seu marcador. Müller dá um passo para trás e bate no contrapé do arqueiro. É o gol da virada.

(Crédito: Horstmüller/Ullstein Bild/Getty Images)
44'
2002
ALE 0
0 BRA

NO TRAVESSÃO!

O Brasil troca passes perto da grande área até que Kleberson arrisca um chute colocado e a bola explode no travessão! O volante de 23 anos, que ganhou um lugar na equipe titular durante a Copa, vem fazendo uma grande final.

45+'
1998
FRA 2
0 BRA

GOOOL DA FRANÇA!

Novo escanteio e Zidane aparece mais uma vez livre. O craque francês não precisa nem saltar para cabecear para o gol. Festa em Saint-Denis.

(Crédito: FIFA TV)
1974
ALE 2
1 HOL

PRECISAVA?

Cruyff reclama muito com o árbitro Jack Taylor ao final do primeiro tempo e recebe o cartão amarelo do inglês.

Começa o segundo tempo!
46'
2014
ALE 0
0 ARG

ATÉ VOCÊ, MESSI?

O camisa 10 recebe ótimo passe, invade a área sozinho pela esquerda e chuta cruzado. A bola passa à direita da trave. O craque não costuma desperdiçar chances assim.

(Crédito: Laurence Griffiths/Getty Images)
47'
1950
BRA 1
0 URU

GOOOL DO BRASIL!

O ponta Friaça recebe de Ademir e bate cruzado e rasteiro no cantinho. O Maracanã festeja, mas o capitão uruguaio Obdulio Varela esfria a partida ao reclamar com o árbitro de impedimento.

49'
2002
ALE 0
0 BRA

MARCOS!

A Alemanha assusta! Neuville cobra falta de muito longe e a bola acerta a trave. O goleiro Marcos ainda conseguiu tocar nela com a ponta dos dedos para evitar o gol.

(Crédito: Damien Meyer/AFP)
50'
1934
ITA 0
0 CHE

DEFENDEU!

O argentino naturalizado italiano Orsi chuta forte e Planicka encaixa com muita segurança. O goleiro checo faz uma grande partida.

51'
1970
BRA 1
1 ITA

UUUHHH!

Rivellino cobra falta com sua famosa patada atômica e o goleiro Albertosi voa para rebater o balaço do brasileiro e evitar o gol.

55'
1958
SUE 1
3 BRA

GOOOLAÇO DO BRASIL!

Uma pintura em Estocolmo! Nilton Santos levanta na área, Pelé mata no peito e dá um chapéu no zagueiro Gustavsson! O sueco ainda tenta parar o craque com uma solada, mas Pelé ignora a agressão e, sem deixar a bola cair, conclui para o gol.

(Crédito: FIFA TV)
56'
1986
ALE 0
2 ARG

GOOOL DA ARGENTINA!

A Argentina sai rápido no contra-ataque: Maradona toca para o meia Enrique, que conduz e passa para Valdano em ótima condição. O atacante invade a área pela esquerda, ajeita o corpo e bate no canto de Schumacher.

57'
1930
URU 2
2 ARG

GOOOL DO URUGUAI!

Mesmo cercado, o uruguaio Scarone percebe a aproximação de Pedro Cea e rola a bola para o atacante marcar de carrinho o gol de empate.

(Crédito: Getty Images)
1982
ALE 0
1 ITA

GOOOL DA ITÁLIA!

Tardelli cobra falta rápido e pega a defesa alemã desarrumada. O lateral Gentile domina pela direita e cruza. A bola passa por Altobelli, mas não por Rossi, que faz de cabeça o seu sexto gol no Mundial.

(Crédito: Peter Robinson/EMPICS/Getty Images)
59'
1934
ITA 0
0 CHE

SERÁ QUE VOLTA?

O atacante checo Puc leva a pior na dividida com o volante italiano Ferraris e sai de campo para atendimento. A torcida da casa se anima com a perspectiva de jogar com um a mais.

1974
ALE 2
1 HOL

IMPEDIDO! IMPEDIDO?

O ponta alemão Grabowski faz um passe pelo alto, Müller domina na coxa e fuzila Jongbloed. O árbitro auxiliar enxerga um impedimento inexistente e anula o gol.

61'
2010
ESP 0
0 HOL

MILAGRE DE CASILLAS!

Sneijder acerta enfiada de bola para Robben, que fica frente a frente com o goleiro. O holandês finaliza buscando o canto e o capitão espanhol salva com a chuteira! Graças a Casillas, segue zero a zero em Johannesburgo.

(Crédito: FIFA TV)
65'
1990
ALE 0
0 ARG

CARTÃO VERMELHO!

O defensor Monzón dá um carrinho com o pé levantado em Klinsmann, que cai de forma exagerada e se debate no chão. O mexicano Codesal expulsa o argentino. O jogo é ríspido em Roma.

(Crédito: Peter Robinson/EMPICS/Getty Images)
66'
1970
BRA 2
1 ITA

GOOOL DO BRASIL!

Jairzinho tenta invadir a área, mas é desarmado pelo lateral Facchetti. A bola sobra para Gérson, que ajeita para a perna esquerda e acerta um lindo chute cruzado. Brasil na frente!

1950
BRA 1
1 URU

GOOOL DO URUGUAI!

O ponta Ghiggia passa pelo lateral brasileiro Bigode e dispara pela direita. O uruguaio invade a área e toca rasteiro para o meio. Schiaffino chega antes do zagueiro Juvenal e chuta de direita no ângulo de Barbosa.

(Crédito: AFP)
67'
2002
ALE 0
1 BRA

GOOOL DO BRASIL!

Ronaldo desarma o volante Hamann no campo de ataque e toca rápido para Rivaldo. O meia chuta de fora da área e o goleiro Kahn não consegue segurar. No rebote, Ronaldo marca.

(Crédito: Odd Andersen/AFP)
68'
1958
SUE 1
4 BRA

GOOOL DO BRASIL!

A seleção amplia! Zagallo ganha na dividida do robusto volante Borjesson e toca de bico na saída do goleiro Svensson. O Brasil está muito perto do título!

(Crédito: S&G/PA Images/Getty Images)
1998
FRA 2
0 BRA

EXPULSO!

O zagueiro Desailly faz falta feia em Cafu no meio de campo e recebe o segundo amarelo no jogo. O Brasil fica com um a mais em campo. Será que dá para empatar?

1930
URU 3
2 ARG

GOOOL DO URUGUAI!

Golaço! O ponta Iriarte avança pela esquerda e acerta um lindo chute a 25 metros de distância da meta que entra no ângulo de Botasso. O time da casa volta à frente.

69'
1962
BRA 2
1 CHE

GOOOL DO BRASIL!

Virada em Santiago! Zito conduz pelo meio de campo e abre na esquerda para Amarildo. O atacante dá um corte no seu marcador e cruza na área. O próprio Zito aparece na segunda trave e escora de cabeça.

1982
ALE 0
2 ITA

GOOOL DA ITÁLIA!

Tardelli recebe de Scirea e ajeita para o chute. Antes da chegada de dois marcadores, o meia bate de esquerda, da meia-lua, no contrapé do goleiro Schumacher – e comemora o gol em êxtase.

(Crédito: Peter Robinson/EMPICS/Getty Images)
70'
1938
HUN 2
3 ITA

GOOOL DA HUNGRIA!

A Hungria diminui: contra-ataque rápido termina com a finalização certeira de Sarosi, o craque da equipe.

71'
1934
ITA 0
1 CHE

GOOOL DA CHECOSLOVÁQUIA!

Recuperado do choque, Puc recebe no bico da grande área e surpreende o arqueiro Combi com uma finalização inesperada.

(Crédito: Keystone/Getty Images)
1970
BRA 3
1 ITA

GOOOL DO BRASIL!

A seleção dá espetáculo no México! Gérson faz um lançamento magistral para Pelé, que desmonta a defesa italiana ao só escorar de cabeça para a chegada de Jairzinho. O camisa 7 não acerta o chute em cheio, mas é o suficiente para tirar o goleiro do lance. A bola entra de mansinho no gol.

73'
1974
ALE 2
1 HOL

SEPP MAIER!

O arqueiro alemão mostra reflexo e defende um lindo arremate de primeira de Neeskens na pequena área. A bola veio com muita força!

74'
1986
ALE 1
2 ARG

GOOOL DA ALEMANHA!

Depois cobrança de escanteio, o atacante Völler desvia na primeira trave e o craque Rummenigge completa para o gol. Será que ainda dá?

75'
1994
BRA 0
0 ITA

QUASE UM FRANGO!

Mauro Silva chuta de longe no meio do gol. Pagliuca tenta encaixar, mas a bola escapa e quase entra – o poste direito salvou o goleiro. Agradecido, o italiano beija a trave.

(Crédito: FIFA TV)
78'
1962
BRA 3
1 CHE

GOOOL DO BRASIL!

Que frango! Djalma Santos levanta na grande área. É uma bola fácil para Schrojf, mas atrapalhado pela luz do Sol o goleiro checo deixa escapar e Vavá aproveita. O atacante marca o seu terceiro gol em finais de Copa!

(Crédito: FIFA TV)
1966
ING 2
1 ALE

GOOOL DA INGLATERRA!

É a virada dos anfitriões! Depois de cobrança de escanteio, Hurst ajeita e arremata da entrada da área. O lateral alemão Höttges intercepta o chute e a bola fica viva perto da marca do pênalti. O meia inglês Peters chega batendo sem chance para o goleiro.

79'
1950
BRA 1
2 URU

GOOOL DO URUGUAI!

Ghiggia tabela com Pérez e recebe em velocidade nas costas de Bigode. Barbosa prevê que o uruguaio vai repetir a jogada do primeiro gol e dá um passo à frente para interceptar o cruzamento, mas Ghiggia bate direto e a bola passa entre o goleiro e a trave. Um silêncio ensurdecedor toma conta do Maracanã.

(Crédito: FIFA TV)
2002
ALE 0
2 BRA

GOOOL DO BRASIL!

Kleberson parte em velocidade pela direita e toca em direção a Rivaldo. O camisa 10 deixa a bola passar em um corta-luz genial para Ronaldo. Livre, o artilheiro da Copa domina e bate no cantinho, anotando seu oitavo gol da competição. O Brasil está muito perto do penta.

(Crédito: FIFA TV)
80'
1958
SUE 2
4 BRA

GOOOL DA SUÉCIA!

Com a vantagem no placar, o Brasil assiste à Suécia trocar passes. Liedholm encontra um espaço no meio da defesa e deixa o atacante Simonsson livre para chutar fora do alcance de Gilmar.

81'
1934
ITA 1
1 CHE

GOOOL DA ITÁLIA!

Orsi recebe de costas para o gol, gira sobre a marcação e bate forte para empatar o jogo a nove minutos do fim.

(Crédito: FIFA TV)
1982
ALE 0
3 ITA

GOOOL DA ITÁLIA!

Está tudo decidido! Conti avança com liberdade pela direita, cruza todo o campo de ataque e toca dentro da área para Altobelli. O italiano tem tempo para dominar, driblar o arqueiro e concluir para o gol vazio.

(Crédito: FIFA TV)
1986
ALE 2
2 ARG

GOOOL DA ALEMANHA!

Eles nunca desistem! Em mais uma jogada de escanteio, o lateral Berthold escora na segunda trave e Völler desvia de cabeça, tirando a bola das mãos do goleiro Pumpido. A Alemanha arranca o empate!

(Crédito: FIFA TV)
82'
1938
HUN 2
4 ITA

GOOOL DA ITÁLIA!

O ponta italiano Biavati domina na direita da grande área e toca para trás. Piola chega na bola um segundo antes do marcador e bate no canto.

1978
ARG 1
1 HOL

GOOOL DA HOLANDA!

A Holanda empata a oito minutos do fim! O atacante Nanninga, que entrou no segundo tempo, sobe mais alto do que dois defensores argentinos e manda de cabeça para o gol!

2010
ESP 0
0 HOL

ROBBEN VS. CASILLAS, PARTE 2

Van Persie desvia de cabeça no meio de campo e Robben ganha na corrida de Piqué e Puyol. Frente a frente com Casillas pela segunda vez, o atacante tenta driblar o espanhol, mas é abafado pela boa saída do goleiro.

83'
1982
ALE 1
3 ITA

GOOOL DA ALEMANHA!

É o gol de honra alemão. Depois da cobrança de falta pela esquerda, a bola sobre para Breitner. O veterano chuta de primeira e, após oito anos, volta a marcar em uma final de Copa.

84'
1954
ALE 3
2 HUN

GOOOL DA ALEMANHA!

Milagre em Berna! A defesa tenta afastar um cruzamento e a bola acaba nos pés de Rahn. Sem se afobar, o atacante corta o marcador e dispara forte de esquerda no canto de Grosics. A seleção alemã vira contra os favoritos.

(Crédito: FIFA TV)
1986
ALE 2
3 ARG

GOOOL DA ARGENTINA!

Quando a Argentina mais precisava, ele apareceu! No meio de cinco alemães, Maradona dá um passe magistral para Burruchaga. O meia dispara em velocidade e dá um toque sutil na saída do goleiro.

(Crédito: Jean-Yves Ruszniewski/TempSport/Corbis/VCG/Getty Images)
1990
ALE 0
0 ARG

PÊNALTI!

Völler recebe na área e é derrubado por Sensini. O árbitro marca a penalidade. Os argentinos estão revoltados.

85'
1990
ALE 1
0 ARG

GOOOL DA ALEMANHA!

O lateral Brehme vence o duelo contra o pegador de pênaltis Goycochea com uma batida de pé direito rente à trave. O arqueiro acerta o canto, mas não evita o gol.

(Crédito: FIFA TV)
1930
URU 3
2 ARG

UUUHHH!

Quase o empate! A Argentina parte para o ataque no desespero e o atacante Varallo consegue arrematar com força para o gol. O volante uruguaio Andrade tira em cima da linha.

86'
1954
ALE 3
2 HUN

ANULADO!

Puskas recebe na esquerda, se estica e chuta rasteiro, por baixo do goleiro. Jogando no sacrifício, o camisa 10 marca aquele que seria o gol de empate, mas o árbitro assinala impedimento para desespero dos húngaros.

1970
BRA 4
1 ITA

GOOOLAÇO DO BRASIL!

Uma obra de arte no Azteca! Clodoaldo inicia o lance driblando quatro italianos em sequência ainda antes do meio de campo. O volante toca para Rivelino na esquerda, que faz o passe longo para Jairzinho. Marcado por Facchetti, o furacão da Copa deixa com Pelé já perto da meia-lua. O camisa 10 para a jogada por um instante e, sem olhar para trás, “pressente” a chegada de Carlos Alberto. Ele dá um tapa na bola e o capitão finaliza de primeira!

(Crédito: FIFA TV)
87'
1990
ALE 1
0 ARG

MAIS UM VERMELHO

Kohler tenta atrasar uma reposição de jogo abraçando a bola. O atacante Dezotti se irrita e dá uma gravata no alemão. O árbitro mostra o segundo amarelo e expulsa o jogador. A Argentina fica com dois a menos.

89'
1930
URU 4
2 ARG

GOOOL DO URUGUAI!

Explode o Estádio Centenário! Dorado cruza da direita e Castro aparece atrás do zagueiro para cabecear no alto, rente ao travessão, e decretar o primeiro título uruguaio. Abraçado pelos companheiros e tomado pela emoção, o atacante, que aos 13 anos perdeu a mão em um acidente com uma serra elétrica, se joga no gramado.

(Crédito: FIFA TV)
1966
ING 2
2 ALE

GOOOL DA ALEMANHA!

Eles nunca desistem! O zagueiro Weber é o herói improvável do empate alemão. O defensor aproveita a sobra de um bate-rebate dentro da área e marca. Os ingleses estavam com uma mão na taça...

(Crédito: STF/AFP)
90'
1998
FRA 2
0 BRA

NÃO É O DIA DO BRASIL

A seleção pressiona em busca do primeiro gol. Edmundo passa para Denílson, que chuta cruzado buscando o ângulo de Barthez. A bola bate no travessão e sai.

1958
SUE 2
5 BRA

GOOOL DO BRASIL!

É o dia do Brasil! Pelé deixa de calcanhar para Zagallo e vai para a área receber. O cruzamento vem na medida e a cabeçada do gênio de 17 anos encobre o goleiro sueco.

1950
BRA 1
2 URU

MARACANAZO!

O Brasil cobra escanteio e o árbitro apita sem nem esperar a conclusão da jogada. O Uruguai cala 200 mil vozes e comemora o bi.

90+'
1978
ARG 1
1 HOL

NA TRAVE!

A Holanda cobra falta antes do meio de campo e lança para o ataque. Rensenbrink aparece de surpresa por trás da defesa e, quase na linha de fundo, estica o pé para tocar na saída do goleiro. Caprichosa, a bola bate na trave e não entra. Vamos para a prorrogação.

1998
FRA 3
0 BRA

GOOOL DA FRANÇA!

Mesmo com um a menos, a equipe francesa encaixa um contra-ataque perfeito que termina com a conclusão de Petit na saída de Taffarel. Logo depois, o árbitro apita o fim do jogo. A França é campeã mundial em casa.

1930
URU 4
2 ARG

URUGUAI CAMPEÃO!

A Celeste conquista a primeira Copa do Mundo.

1938
HUN 2
4 ITA

ITÁLIA BICAMPEÃ!

A equipe do técnico Vittorio Pozzo consegue a façanha de vencer duas Copas do Mundo seguidas!

(Crédito: Keystone/Getty Images)
1954
ALE 3
2 HUN

ALEMANHA CAMPEÃ!

A seleção alemã conquista sua primeira Copa. Chega ao fim a série invicta de 31 jogos dos húngaros.

1958
SUE 2
5 BRA

BRASIL CAMPEÃO!

Oito anos depois da decepção no Maracanã, o Brasil vence a Copa! Pelé chora copiosamente e é abraçado por Didi, Djalma Santos e Gilmar.

(Crédito: Keystone-FranceGamma-Rapho/Getty Images)
1962
BRA 3
1 CHE

BRASIL BICAMPEÃO!

A seleção brasileira leva o seu segundo título e segue no topo do mundo do futebol!

1970
BRA 4
1 ITA

O BRASIL É TRI!

A torcida invade o campo. Pelé é carregado e colocam um sombreiro em sua cabeça. Tostão tem o uniforme arrancado e fica só de cueca. Rivellino desmaia. A Jules Rimet é do Brasil para sempre.

(Crédito: Staff/AFP)
1974
ALE 2
1 HOL

ALEMANHA BICAMPEÃ!

Festa em Munique! Pela segunda vez na história, a Alemanha vence um favorito na final e conquista a taça.

(Crédito: Peter Robinson/EMPICS/Getty Images)
1982
ALE 1
3 ITA

ITÁLIA TRI!

Arnaldo Cézar Coelho pega a bola e encerra a partida. A seleção italiana vence o seu terceiro Mundial!

1986
ALE 2
3 ARG

ARGENTINA BICAMPEÃ!

O árbitro brasileiro Romualdo Arppi Filho encerra a partida. Liderada por Maradona, a Argentina levanta o seu segundo título mundial.

(Crédito: Gamma/Gamma-Keystone/Getty Images)
1990
ALE 1
0 ARG

ALEMANHA TRI!

A Alemanha dá o troco na Argentina e festeja em Roma! É o terceiro título mundial do país. Beckenbauer iguala a marca de Zagallo: os dois únicos campeões da Copa como jogador e treinador.

2002
ALE 0
2 BRA

PENTACAMPEÃO!

Com Kaká, o caçula da seleção, esperando apenas uma saída de bola para entrar, o árbitro italiano Colina apita o fim do jogo e sacramenta o quinto título mundial do Brasil.

1934
ITA 1
1 HUN

FIM DO TEMPO NORMAL

Vamos para a prorrogação em Roma!

1966
ING 2
2 ALE

FIM DO TEMPO NORMAL

A Alemanha iguala no finalzinho e a partida vai para a prorrogação.

1994
BRA 0
0 ITA

FIM DO TEMPO NORMAL

Segue o empate em Pasadena e Brasil e Itália vão jogar por mais 30 minutos.

2006
FRA 1
1 ITA

FIM DO TEMPO NORMAL

A decisão entre França e Itália vai para a prorrogação.

2010
ESP 0
0 HOL

FIM DO TEMPO NORMAL

O árbitro apita e o jogo terá mais 30 minutos.

2014
ALE 0
0 ARG

FIM DO TEMPO NORMAL

Pela terceira vez seguida em Copas, a final vai para a prorrogação.

Começa o primeiro tempo da prorrogação!
95'
1934
ITA 2
1 CHE

GOOOL DA ITÁLIA!

A Itália vira o jogo! Meazza lança na área, Guaita divide com o zagueiro e a bola sobra para Schiavio. O chute do atacante italiano desvia na defesa e encobre Planicka.

1966
ING 2
2 ALE

ELE APARECEU!

Bobby Charlton dispara da meia-lua e a bola bate no pé da trave! Marcado de forma implacável – mas leal – por Beckenbauer, o principal jogador da equipe inglesa enfim consegue uma boa finalização.

101'
1966
ING 3
2 ALE

GOOOL DA INGLATERRA! GOL?

O meia Alan Ball cruza da direita, Hurst domina e bate forte. A bola explode no travessão, quica no gramado e é afastada pela defesa. Os ingleses comemoram; os alemães dizem que não foi gol. O árbitro consulta o auxiliar e aponta para o meio de campo. Festa em Wembley, mas fica a dúvida: será que cruzou a linha?

(Crédito: FIFA TV)
103'
2006
FRA 1
1 ITA

BUFFON INCRÍVEL!

Zidane abre a jogada com o lateral Sagnol pela direita e vai para a área receber. O cruzamento vem na medida e o camisa 10 acerta uma cabeçada forte. O goleiro italiano pula e faz uma defesa espetacular.

(Crédito: FIFA TV)
105'
1978
ARG 2
1 HOL

GOOOL DA ARGENTINA!

Um gol chorado dos anfitriões! Kempes recebe em velocidade, deixa dois marcadores no chão e chuta na saída de Jongbloed. A bola bate no goleiro, volta no argentino, bate no goleiro de novo e fica viva na pequena área. Kempes divide com dois holandeses e toca de sola para o gol.

(Crédito: FIFA TV)
Começa o segundo tempo da prorrogação!
109'
1994
BRA 0
0 ITA

PERDEU!

Cafu tabela com Bebeto, vai à linha de fundo e toca para Romário dentro da pequena área. O passe sai um pouco atrás e o camisa 11 precisa se esticar para escorar. A bola passa do lado da trave e sai em tiro de meta.

2010
ESP 0
0 HOL

EXPULSO!

Heitinga impede arrancada perigosa de Iniesta e recebe o seu segundo amarelo na partida. A Holanda vai jogar os últimos onze minutos da final com um a menos.

110'
2006
FRA 1
1 ITA

O QUE É ISSO, ZIDANE?

O craque francês cai na provocação de Materazzi e dá uma cabeçada no peito do italiano, que vai ao chão se contorcendo de dor. O árbitro mostra o vermelho direto. Foi último jogo da carreira do meia, que já tinha avisado que se aposentaria após a Copa.

(Crédito: John Macdougall/AFP)
111'
1994
BRA 0
0 ITA

UUUHHH!

Viola, que entrou no intervalo da prorrogação, passa no meio de dois marcadores e entra na área. O atacante escapa de outros três italianos e tem a chance de bater, mas prefere tocar para Romário, que chuta em cima da defesa.

113'
2014
ALE 1
0 ARG

GOOOL DA ALEMANHA!

Schürrle avança bem pela esquerda e, mesmo marcado, consegue fazer o cruzamento. Götze mata no peito dentro da área e, sem deixar a bola cair, chuta de esquerda e abre o placar no Maracanã. Pode ser o gol do título!

(Crédito: FIFA TV)
115'
1978
ARG 3
1 HOL

GOOOL DA ARGENTINA!

Festa em Buenos Aires! O atacante Bertoni entra na área tabelando com Kempes e fecha o placar.

116'
2010
ESP 1
0 HOL

GOOOL DA ESPANHA!

Torres tenta lançar para dentro da área, mas a defesa afasta. A bola sobra com Fábregas, que faz o passe para Iniesta já perto da marca do pênalti. O meia espanhol chuta forte de direita e Van der Vaart chega um instante atrasado para tentar bloquear.

(Crédito: Doug Pensinger/Getty Images)
120'
1966
ING 4
2 ALE

GOOOL DA CAMPEÃ INGLATERRA!

A seleção alemã se lança toda ao ataque e fica exposta. O capitão Moore frustra uma tentativa de cruzamento na área inglesa e sai jogando com categoria. Ao invés de esperar o jogo acabar, o capitão arrisca um lançamento para Hurst, que espera livre no campo de ataque. O camisa 10 recebe e parte sem marcação até disparar no ângulo de Tilkowski. O atacante marca o seu terceiro gol na final e a Inglaterra é campeã!

(Crédito: Central Press/Getty Images)
120+'
1934
ITA 2
1 CHE

ITÁLIA CAMPEÃ!

A seleção italiana é campeã do mundo! O meia argentino-italiano Luís Monti, que amargou o vice em 1930, agora comemora o título por uma outra pátria.

1978
ARG 3
1 HOL

ARGENTINA VENCE EM CASA!

O capitão Passarella ergue a Copa do Mundo em um gramado revestido de papel picado. É o primeiro título da Argentina!

2010
ESP 1
0 FRA

ESPANHA CAMPEÃ DO MUNDO!

A Espanha vence seu primeiro título de Copa do Mundo. A Holanda é vice pela terceira vez.

2014
ALE 1
0 ARG

ALEMANHA TETRA!

A Alemanha de Klose, Schweinsteiger e Lahm conquista o título – o quarto da história do país.

1994
BRA 0
0 ITA

FIM DE JOGO!

Brasil e Itália não conseguiram marcar gols em 120 minutos de futebol e pela primeira vez uma final de Copa será decidida nos pênaltis.

2006
FRA 1
1 ITA

FIM DE JOGO!

O empate em 1 a 1 persistiu na prorrogação. França e Itália farão a segunda decisão por pênaltis da história dos Mundiais.

PÊNALTIS
1994
ITA 2
3 BRA

Baresi cobra... para fora!

Márcio Santos cobra... Pagliuca defende!

Albertini cobra... e marca!

Romário cobra... a bola bate na trave e entra!

Evani cobra... e faz!

Branco cobra... e empata!

Massaro cobra... Taffarel pega!

Dunga cobra... é gol!

Baggio cobra... por cima!

O Brasil é tetra!

(Crédito: Neal Simpson/EMPICS/Getty Images)

2006
ITA 5
3 FRA

Pirlo cobra... gol!

Wiltord cobra... e faz!

Materazzi cobra... e marca!

Trezeguet cobra... no travessão!

De Rossi cobra... no ângulo!

Abidal cobra... e marca!

Del Piero cobra... e faz!

Sagnol cobra... e confirma!

Grosso cobra... é gol!

A Itália é tetra!

Final das finais: recordistas, vencedores e artilheiros

Confira as estatísticas das vinte decisões dos Mundiais