Especial

A força de
Star Wars

 

Em 1977, dois grandes filmes de ficção científica tomaram os cinemas: Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Steven Spielberg, e Star Wars, título traduzido ao pé da letra para o Brasil como Guerra nas Estrelas, de George Lucas. Antes de chegarem aos cinemas, contudo, os dois longas foram alvos de uma aposta entre os cineastas. Lucas, ao visitar o set de Contatos, afirmou que aquele seria o filme de maior sucesso da época. Spielberg, contudo, confiava no faroeste intergaláctico do amigo. Foi então que eles fizeram um acordo, cada um daria ao outro 2,5% da renda de sua bilheteria. O combinado é a maior prova de que Lucas não esperava muito de sua aventura no espaço. O longa estrelado por Han Solo, Luke Skywalker e princesa Leia faturou 775 milhões de dólares em bilheteria global, contra 304 milhões da produção de Spielberg, que saiu ganhando na brincadeira e embolsou cerca de 40 milhões de dólares em valores reais, ou seja, descontando a inflação atual.

Agora, 38 anos depois do lançamento do primeiro filme, Star Wars é uma das maiores sagas da história do cinema. Com seis episódios, que somam 4,3 bilhões em bilheteria mundial, a série estabeleceu a cultura de franquias hollywoodianas e abriu caminho para a ficção científica em premiações aclamadas como o Oscar, cerimônia que já concedeu sete estatuetas para a trama.

A história parecia encerrada e bem amarrada até que, em 2012, um forte distúrbio na Força aconteceu: a Disney comprou a Lucasfilm por 4 bilhões de dólares e, em seguida, anunciou que em três anos seria lançado o sétimo episódio da franquia. Os calendários nerds passaram a contar, dia após dia, a chegada de dezembro de 2015, mês em que fantasias de Jedis e Stormtroopers voltariam a fazer sentido com o lançamento de Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força. Para a direção do título foi eleito o cineasta J.J. Abrams — o cara que, coincidentemente, é chamado de “novo Spielberg”.

A seguir, o site de VEJA preparou um esquenta para novos e velhos conhecidos da franquia. Além de uma retrospectiva, com curiosidades e dados de bilheteria, informações do novo filme e do universo expandido, o produtor e sócio de J.J. Abrams, Bryan Burk, fala em entrevista exclusiva sobre como foi dar vida a um dos longas mais esperados do ano.

Aos tripulantes, uma boa viagem.

 


Expediente:

Edição: Raquel Carneiro
Reportagem: Daniel Dieb
Design: Alexandre Hoshino e Sidclei Sobral